terça-feira, 27 de julho de 2010

A saga de um processador

O processador do vídeo trabalha no ambiente Windows 98, daí eu fiquei imaginando tudo isso aí no Vista, como é que deve rolar não é mesmo?! rs

domingo, 25 de julho de 2010

Cloud Computing- Computação em Nuvens

O conceito Cloud Computing (Computação em nuvens), refere-se ao armazenamento de dados feito em servidores virtuais por esse motivo é chamado de "computação em  nuvem", as informações armazenadas podem ser acessados em qualquer lugar do mundo remotamente através da Internet , não havendo a necessidade da instalação de programas em seu computador, serviços ou armazenamento de dados.
Ao invés de se ter toda essa estrutura e armazenamento localmente, em um cenário onde o usuário fica preso a determinado hardware específico, com este modelo pode-se em qualquer lugar acessar conteúdos, assim, o grande diferencial é o acesso às informações de qualquer hora e lugar.

Hoje,  grandes empresas investem nesta tecnologia para oferecerem esses serviços a seus clientes, como a gigante Google. Sem percebermos, já estamos fazendo
parte dessa história, basta ter um Gmail ou uma conta no Orkut, onde “guardam-se” dados nesses servidores virtuais, uma mensagem, e-mail, fotos, etc., você já está
usufruindo da grande nuvem.

Isso tudo são parques computacionais armazenando todas as informações particulares de usuários no mundo, sendo esses produtos e serviços disponibilizados gratuitamente em sua maioria. Na realidade, uma simples troca está sendo feita, na qual dispõem-se de serviços e tem-se espaço para guardar informações.

Dentro desse contexto, os computadores pessoais, terão apenas um chip conectado à internet, simplesmente para colher dados na nuvem e traze- los, existindo a possibilidade de todo o processamento ocorrer no servidor virtual, sendo os PC's simples terminais “burros”, ou seja, máquinas sem processamento, servindo apenas para mostrar as requisições dos usuários.

É importante falar da qualidade da internet, pois ainda é o veículo principal de acesso a nuvem, onde uma web com baixa qualidade, todo esse conceito ficará sem utlidade. Mas em proporção dos fatos, a banda larga está aumentando cada vez mais a sua tecnologia para suprir a tendência mundial, melhorando assim a velocidade de acesso a dados, para dar conforto e rapidez a seus usuários.

Os negócios de pequeno e médio porte podem reduzir drasticamente os custos de TI ao investir na computação em nuvem



18% das PMEs já usam serviços de cloud computing

Segundo dados divulgados recentemente pelo Gartner, a computação em nuvem mantém-se como prioridade entre os principais CIOs (Chief Information Officers). Entre as pequenas e médias companhias, o cenário não é diferente.

De acordo com análise realizada pela empresa, as PMEs respondem até o momento, por 18% do total de investimento feito em Cloud Computing. "A desconfiança está reduzindo e as empresas têm buscado informação. Prova disso é que não são mais só profissionais de TI que nos procuram, mas outros que querem agregar valor a seus serviços", destaca o diretor da M3Corp, Antonio Mocelim.

Para o executivo, a expectativa é que este cenário conquiste cada vez mais adeptos. "Todos já sabem da vantagem de redução de custo, oferecida pela Computação em Nuvem. O que muitos devem enxergar também é o baixo valor em relação ao investimento e rápido retorno, fundamentais para o fluxo de caixa de qualquer empresa".

Os negócios de pequeno e médio porte podem reduzir drasticamente os custos de TI ao investir na computação em nuvem. "Pequenas e médias investem em média 30% de seu orçamento para este serviço. Antes do Cloud Computing, era necessário um investimento de pelo menos 60%, além de perderem a flexibilidade", compara Mocelim.  [artigo publicado por Redação Administradores em 26 de junho de 2011, às 08h23min]



Referências: Revista Espírito Livre ,Wikipediawww.administradores.com.brRevista Veja Especial (Edição 2078 )