quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Sua Empresa no Twitter

O Twitter é uma rede social e servidor para microblogging, que permite aos usuários enviar e receber atualizações pessoais de outros contatos (em textos de até 140 caracteres, conhecidos como "tweets"), por meio do website do serviço, por SMS e por softwares específicos de gerenciamento.

Desde sua criação em 2006 por Jack Dorsey, o Twitter ganhou extensa notabilidade e popularidade por todo mundo. Algumas vezes é descrito como o "SMS da Internet"

TWITTER PARA ORGANIZAÇÕES
Pessoas interagem com marcas todos os dias. Alguns setores que lidam mais diretamente com a sociedade - 
como entretenimento, finanças, esportes, viagens, carros e varejo - já  utilizam o Twitter. Quem quiser pode fazer uma busca para ver o quanto os usuários estão conversando sobre o seu setor de atuação, mas o fato é que nenhum outro meio permite que pessoas interajam com uma marca ou com uma empresa como o Twitter.


MELHORES PRÁTICAS PARA O USO EMPRESARIAL
As empresas que tomaram a iniciativa de explorar com a cabeça aberta as possibilidades criadas pelo 
Twitter estão utilizando o serviço para:

Estabelecer conexão com clientes - dar vazão aos entusiastas, promover relacionamento, discutir tópicos 
relacionados à área de atuação e conversar com pessoas que por algum motivo não conhecem ou não 
deixam comentários no blog da empresa.

Escutar - saber receber elogios e críticas, acompanhar a conversa sobre assuntos de interesse da empresa 
de uma maneira que não é possível por outros veículos, fazer perguntas, estar onde a conversa está e não 
esperar o cliente entrar em contato, aproveitar a força do testemunho espontâneo, utilizar esse material 
para produzir relatórios periódicos.

Humanizar a empresa - mostrar que existem pessoas de verdade que se preocupam com seus clientes, 
favorecer a participação e o interesse de funcionários e ex-funcionários que acompanham a atuação da 
empresa pelo Twitter, ser capaz de falar sobre coisas ruins, promover a transparência.

Informar - o Twitter se torna uma extensão do blog para compartilhar novidades, educar o consumidor em 
relação a informações erradas, responder na hora tirando proveito da possibilidade de falar em tempo real.

Promoções - atrair clientes ativos na rede organizando eventos presenciais, distribuindo brindes. No caso de 
empresas de entretenimento, é possível realizar encontros com fãs, distribuir fotos exclusivas e tuitar ao vivo 
de eventos.
A dica geral é: não sobrecarregue a sua audiência e seja honesto, acessível, rápido e divertido.


EFEITOS COLATERAIS DO USO CORPORATIVO
Nem tudo são flores. Junto com o desafio de mudar a perspectiva da comunicação para promover 
conversas de maneira transparente, as empresas têm que lidar com problemas trazidos pelo meio.

Respostas para perguntas pessoais - independente da função que cada empresa dê ao Twitter, os 
consumidores tendem a considerá-lo como parte do atendimento ao cliente. Empresas aéreas, por 
exemplo, se vêem constantemente tendo que responder a questões como "quando é o meu vôo".

Expectativa de pronto-atendimento - o usuário do Twitter se acostuma a interagir em tempo real e 
espera que a empresa aja da mesma forma.

Expectativa de atendimento no local - por promover conversas, o Twitter também pode dar a 
impressão ao consumidor de que o atendimento da empresa esteja na mesma cidade que ele. Nesse 
sentido, é interessante treinar pessoas para atenderem via Twitter nas diversas praças.

Amplificação de protestos e reclamações - a presença no Twitter de organizações com histórico de 
tensão com clientes - seja por dificuldades de atendimento ou por assuntos de interesse público como 
desmatamento, poluição, direitos humanos - pode estimular e amplificar as ocorrências de protestos e 
reclamações.


O  infográfico abaixo resume e ilustra muito bem  os equívocos das empresas no Twitter:

[Clique na imagem para ampliar]



Referências: Wikipédia; midiassociais; Manual do Twitter (talk2).

domingo, 23 de janeiro de 2011

Faça do seu notebook um roteador

Se você usa o Windows7 (exceto na versão Starter), pode transformar seu notebook em um ponto de acesso Wi-Fi. Ou seja, outras máquinas podem se conectar a web por meio do seu PC-roteador. Esse recurso é útil, por exemplo, para compartilhar a conexão 3G do notebook com outros dispositivos Wi-Fi.

Para isso, você pode usar um aplicativo chamado Connectify, que emprega recursos de Wi-Fi do notebook e transforma num roteador sem fio. No notebook já conectado à internet (via cabo ou Wi-Fi), instale o programa. O Connectify abre um assistente de configuração. Dê um nome para a rede (o padrão é Connectify-me). Defina uma senha de acesso (mínimo de 8 caracteres). Por fim, indique se o micro está numa conexão local (cabo) ou sem fio. 

Pronto! O notebook já é um ponto de acesso. Portanto, nele há duas redes: a que chega ao notebook e a recém-criada pelo aplicativo. Nesta última está um roteador virtual que emite sinal WI-Fi por meio do notebook. Veja, agora, como conectar outro notebook ao ponto de acesso virtual:
desconecte o micro de qualquer outra rede.
na lista de redes disponíveis, escolha a do Connectify e digite a senha.


Referência: Revista INFO

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Campus Party Brasil 2011 #cpbr4

Começou na última segunda-feira (17) e vai até o próximo sábado (22) Campus Party Brasil , este é o   principal acontecimento tecnológico realizado anualmente no Brasil. Nele são tratados os mais diversos temas relacionados à Internet, reunindo um grande número de comunidades e usuários da rede mundial de computadores envolvidos com tecnologia e cultura digital. Todas as edições já realizadas ocorreram na cidade de São Paulo, com a estréia em 2008.

Entre os destaques deste ano, está a participação do ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore, que falou nesta terça-feira (18), às 13h, sobre a abrangência acadêmica e comercial da internet. No mesmo painel, também esteve Tim-Berners Lee, considerado o pai e criador da WorldWideWeb, ao idealizar um projeto global que permitisse que pessoas trabalhassem em conjunto.


Se você não foi, ela vai até você: Campus Party Brasil 2011  (Campus TV)






Referências: Wikipedia, Olhar Digital

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Como está o mercado de TI no Brasil?

"O crescimento do setor de tecnologia proporcionalmente vai ser ainda maior do que ele é hoje em relação ao PIB do país como um todo", afirma Roberto Mayer, presidente da Assossiação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (ASSESPRO).

Confira a reportagem no vídeo:




Fonte: Olhar digital

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Você foi indicado a uma vaga? Sem problemas, mas responsabilidade é maior

"Antes, existia a ideia de que o profissional indicado era o protegido. Hoje, não é mais assim", afirma a headhunter da De Bernt Entschev Human Capital, Emmanuele Spaine.

Leia mais.


Fonte: administradores.com.br