quinta-feira, 16 de junho de 2011

Você controla seu perfil nas redes sociais... ou é ele quem controla você?!


"Tecnologia é como o automóvel: torna o caminhar mais fácil, mas não aponta o caminho”, é com a frase de Carlos Heitor Cony que inicio esse post.

Você sabe o quanto seu perfil em alguma rede social interfere na sua vida? Pois é... não consegue responder isso logo de cara?! Então vamos para um pequeno questionário:

1- Você já se viu na situação desagradável de ter alguma foto sua que não gostaria publicada no perfil de algum contato e ter que pedir para retirar a foto? [Algo que teve repercussão foi a ferramenta de auto detectar os rostos nas fotos postadas no Facebook, eu desabilitei essa opção, quer desabilitar também?! Clique aqui.]

2- Já teve problemas no relacionamento por que:
• Não deixa extensas declarações de amor todos os dias a cada duas horas?
• Não colocou a foto de vocês juntos como a sua foto do perfil?
• Adicionou um colega de classe, e não acreditam que realmente só é um colega de classe e com isso uma longa crise de ciúmes?
• Na primeira DR, o outro simplesmente apaga o álbum onde tinha fotos de vocês juntos e deixa em branco o status de relacionamento? ["facebook" aparece em 20% dos autos de divórcios.] 

3- Tem alguém que acompanha incansavelmente todas as suas atualizações e todas as conversas que você mantém na sua página? [ou é você quem faz isso?!]

4- Perdeu uma oportunidade de trabalho, pelo fato do contratante ter ido verificar seu perfil na rede social e deparou com fotos, comunidades, dizeres que não condiz ao perfil de colaborador que a empresa deseja? [Tudo bem que sua capacitação técnica para o trabalho é excelente, porém a imagem que você passa na sua rede social através de suas fotos e comunidades é a de um profissional em que não se deve confiar.]

5- Perdeu o emprego porque não teve o discernimento de que o perfil da EMPRESA na rede social NÃO é seu PERFIL PESSOAL.
fonte: Revista Seleções.

6- Postou algo que achou apenas “legal” e alguém da sua rede social teve por certeza absoluta que foi uma indireta que você enviou?

7- Reencontrou pessoas das quais já não mantinha contato pelo distanciamento do tempo, ou mantém contato com pessoas próximas que estão temporariamente em outro lugar?

8- E outras... Outras... Outras... E outras intermináveis coisas que podem ocorrer.

Acho que qualquer pessoa que mantém um perfil ativo nas redes de maior popularidade no Brasil (Orkut, Facebook e Twitter) já se viu em alguma dessas situações, ou talvez outras. Pois é... tudo isso interfere e muito na sua vida e podem trazer resultados bons ou desagradáveis.

Cabe a cada um cuidar da própria segurança na internet, controlar o grau de  descontrole emocional [Segundo psiquiatra, algumas sensações, como irritabilidade, impaciência e ansiedade, são a porta de entrada para o descontrole. Para ele, exercitar o silêncio é o mais importante], discernir “o que” divulgar e “para quem”, lembre-se no ambiente virtual também existe etiqueta e cuidados, jamais publique algo que você não seria capaz de colocar em um outdoor, a tecnologia facilita, porém é você quem decide o uso a dar à ela!



Outros links:

REDES SOCIAIS : Qual o perfil do brasileiro em cada uma delas?


quarta-feira, 15 de junho de 2011

E você estagiário... se comporta dessa maneira?!

Adorei esse vídeo!



Murilo Gun, 27 anos, pernambucano, é o pioneiro do stand-up comedy no Nordeste. Seus vídeos de humor já foram vistos por mais de 3 milhões de pessoas no Youtube. Em 2010, foi considerado pelo UOL como um dos 10 melhores comediantes do ano.