quinta-feira, 4 de março de 2010

Com que roupa você vai? ESTILO e COMPORTAMENTO

Muitas vezes nos perguntamos: " qual roupa devo usar nessa entrevista de emprego?", preste ATENÇÃO, roupa de entrevista nem sempre é terno!Lógico que o bom e velho terno serve para quase todas as ocasiões, porém em alguns casos pode ser formal demais. Há diversas variações, mas fique atento ao código da empresa.
A roupa da entrevista não é mais importante que o seu currículo, mas uma impressão ruim pode diminuir suas chances com o entrevistador logo no primeiro encontro.

ADVOCACIA,CONSULTORIA E BANCOS
São as empresas mais formais e rígidas em termos de comportamento e vestuário.
Homem: Terno azul-marinho ou cinza-escuro, com gravata em tons sóbrios, com sapatos de amarrar. O traje mais sóbrio é o que se espera em entrevistas nessas empresas.
Mulher: Terninho ou tailleur para as mulheres em tons como cinza, caramelo ou verde-musgo, e sapatos fechados para compor um visual bem comportado. Meia fina é indicada.

INDÚSTRIA E VAREJO
O setor costuma ter empresas um pouco menos formais. O terno continua, só que mais relax.
Homem: Terno cinza e gravata em cores que fogem o tradicional azul e vinho, camisa em tons clarinhos e um sapato mais informal, sem cadarço, são aceitos nessas áreas.
Mulher: Calça de alfaiataria e uma camisa elegante e discreta, ou uma blusa simples e blazer. Nunca use roupas com decotes, saias curtas, e deixe de lado as cores berrantes.

TECNOLOGIA
Há empresas informais nessas áreas, geralmente, mas a roupa vai depender do cargo.

Homem: Camisa e calça social ajustadas, na mesma cor. Essa roupa serve também para lugares em que o clima é muito quente, mas diretores e gerentes devem manter o paletó.
Mulher: Blazer ou casaco e calça (não precisa ser conjunto) mais desponjados do que o tailleur ou terninho, em tons neutros, servem para cargos de nível médio nessas áreas.

PUBLICIDADE, COMUNICAÇÃO E ARQUITETURA
Essas áreas são mais descontraidas e esperam-se profissionais que tenham perfil mais criativo.

Homem: Os homens podem usar um blazer informal e despojado, com sapatos esportivos. Mesmo assim, os consultores não indicam tênis nem calça jeans.
Mulher: Para as mulheres, o visual pode ser mais moderninho, mas de novo depende de onde é que se vai trabalhar. Tente saber como é a empresa antes de escolher a roupa ideal.

Fonte: VOCE S.A./ setembro de 2009.
Por Debora Trevizan
Edição: Fabiana Corrêa

Nenhum comentário:

Postar um comentário