Sobre Redes de Computadores...

"Se, há 40 anos, a idéia de uma rede de computadores era a de vários aparelhos conectados, hoje a rede transformou-se numa dos principais meios de interação entre pessoas, de disseminação da informação e da realização de negócios."


As redes de computadores são o maior complemento físico de todo o sistema computacional, embora seja o menos visível, por estar oculta por trás de paredes e em salas de distribuição fechadas ou simplesmente passando através de nós, como radiação eletromagnética.
Um pouco de história:
Até o final dos anos 50, os computadores eram tidos como obra da imaginação humana. Praticamente apenas alguns poucos segmentos,
como as áreas acadêmica, militar e governo, aventuravam-se na experimentação das então imensas e complexas máquinas.
Em pouco menos de dez anos, essas fabulosas máquinas evoluíram e conquistaram o interesse das empresas de grande porte, órgãos do governo federal e universidades. Eram os anos 60, em que reinavam os absolutos CPDs- Centro de processamento de Dados.
O que se convencionou a chamar “Era dos CPDs”, predominou até o final dos anos 70.
Nesse período foi criada a Arpanet (primeira rede operacional de computadores à base de comutação de pacotes) , o embrião da Internet que conhecemos hoje. A partir de 1975, todas as funções necessárias para o funcionamento de um computador já estavam integradas em um único chip. No começo da década de 80, os avanços da microeletrônica possibilitaram o desenvolvimento de computadores menores, que ocupavam menos espaço e, ao mesmo tempo, tornavam-se mais poderosos no que tange ao aumento de capacidade de processamento. Mas foi a partir dos anos 90, com a evolução da microinformática, que as mudanças se tornaram mais significativas e visíveis.


Veja no vídeo : Como a internet funciona? 
Entenda a dinâmica da linguagem falada pelos computadores e como a informação chega até sua casa. Clique aqui
-


Acesso a internet sem fio... A internet sem fio surgiu no fim da década de 90, quando os computadores portáteis começaram a conquistar fatias maiores do mercado. O processo da interenet wireless parece simples, mas o usuário pode encontrar alguns problemas para o uso no dia a dia. Teoricamente, os sinais podem percorrer cerca de 200 metros em terreno livre até chegar ao celular, por exemplo, mas, nem sempre isso acontece.



Você sabe como o Wi-Fi funciona?
Entenda como os roteadores wireless emitem a frequência que faz seu computador e celular acessarem a internet. Clique aqui


Configurando sua rede Wi-Fi

--------------------


"Quem tem uma rede insegura é tão responsável pelos crimes ou tragédias como um pai que deixa uma arma carregada perto de seu filho".




Mapa exibe localização dos cabos de internet submarinos


Muitas das nossas conexões na web são realizadas por dados que trafegam em redes submarinas através de cabos. E até então não se tinha um mapa com essas localizações. Até então.


Um programador sul-africano, Greg Mahlknecht, desenvolveu um mapa, Cable Map, com todas as informações que garimpou pela internet, em sites como o Wikipedia, de redes de cabos submarinos e subterrâneos que levam o acesso à internet para todo o mundo.
Greg reuniu boa parte deste cabeamento (o mapa não está completo) e criou este mapa. Quem quiser corrigir ou incluir mais detalhes também pode colaborar, basta contata-lo pelo Twitter ou pelo próprio site.






Referência: Monografia apresentada à Faculdade de Tecnologia Prof° Waldomiro May, como requisito parcial para a conclusão da graduação no Curso Superior de Tecnologia em Informática com ênfase em Redes de Computadores; Olhar Digital. info.abril






Nenhum comentário:

Postar um comentário