quarta-feira, 26 de maio de 2010

Conhecendo um Data Center

Para quem não sabe um Data Center é o local onde são concentrados os computadores e sistemas confiáveis (software) responsáveis pelo processamento de dados de uma empresa ou organização. Até os anos 90 era tido como Centro de Processamento de Dados (CPD) .
Data Centers são projetados para atender a rigorosos padrões internacionais. A Infraestrutura de Data Centers exige Alta segurança física e lógica, asseguradas pelas mais modernas tecnologias do mercado. Ambiente operacional monitorado por equipe capacitada, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
No dia 27 (vinte e sete) do mês de abril, o grupo UOL apresentou seu novo Data center, localizado no centro de São Paulo, e tem capacidade para 30 (trinta) mil servidores.O projeto levou 18 meses para ser concluído e é inaugurado na véspera do aniversário de 14 anos do portal.
O data center segue os conceitos do Green Computing (Computação Verde). A infraestrutura elétrica -- instalada nos três níveis subterrâneos, para garantir segurança e controle de acesso – faz com que o consumo energético para refrigeração do ambiente fique em quase metade dos níveis tradicionais.

Realmente toda a estruturação do Data Center que a UOL instalou em São Paulo, exemplifica de maneira real os conceitos sobre engenharia de redes, que aprendi durante a faculdade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário