quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Projete sua vida profissional no papel

Se você não sabe que rumo dar a sua carreira, não se desespere. 
Você não é o único. É normal chegar a um ponto em que se fica perdido, ainda mais quando a escalada profissional nas grandes empresas é posta em xeque.
Aproveite para refletir: pegue uma folha de papel e desenhe sua "autobiografia".

Fazer esse retrato profissional inclui a elaboração de uma espécie de currículo, listando todas as realizações passadas e verificando o que foi gratificante. Assim, fica mais fácil detectar quais são seus interesses, o que você gosta de fazer- e o que não suporta.

A próxima questão é: em que tipo de organização você quer trabalhar? Experiências passadas também podem ajudar. E, mais do que isso, perceba com quem você tem facilidade de trabalhar e com quem há conflitos. "O profissional deve buscar o ambiente em que tem maior facilidade de trabalhar, senão vai haver um choque", alerta Lorene de Carvalho, gerente da consultoria KPMG na área de planejamento e carreira.

Cruze esses tópicos e desenhe seu emprego "ideal". Mas não se esqueça de "mergulhar" também no seu perfil, observando traços de personalidade e habilidades técnicas- isso é mais fácil depois de bate-papos com amigos e paarentes. Pense em como divide seu tempo entre várias atividades e qual seria o ponto de equilíbrio.

Agora você está pronto para traçar objetivos. Escreva quais são suas metas e em que prazo quer atingi-las. Mas seja modesto e "leve-as a sério", aconselha Lorene de Carvalh. Esse quadro possibilita saber quais pontos precisam ser desenvolvidos.

Como pode faltar tempo e dinheiro para aperfeiçoamento, é essencial estabelecer  prioridades- sem deixar de avaliar barreiras e métodos de vencê-las. Exemplo: seu problema é conseguir falar inglês fluentemente. Pesquise escolas, reordene seu orçamento e suas atividades e estabeleça uma data "x" para começar a investir num curso. Com o tempo, as prioridades podem mudar e novos caminhos acabam surgindo. Com o planejamento vai ser mais fácil: é só reordenar sua planilha!



Fonte: Jornal Folha de São Paulo-  Empregos


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