quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Glossário- Informática


A
Adaptador de Rede
Placa de expansão ou outro dispositivo (como um modem, por exemplo) usado para conectar um computador a uma rede. O nome é genérico e se aplica a qualquer tipo de placa se conectando a qualquer tipo de rede.
AGP
Sigla de Accelerated Graphics Port, ou porta gráfi ca acelerada. Desenvolvida pela Intel, é uma tecnologia de vídeo voltada especialmente para trabalhar com gráfi cos em três dimensões. O AGP opera com velocidade de transferência de 533 MBps, hoje largamente adotado nos micros PC. Uma característica técnica do AGP é que ele permite armazenar texturas 3D na memória principal do micro, em vez de guardálas na memória de vídeo. Nem todo micro pode usar essa tecnologia: a placa-mãe e o sistema operacional precisam estar preparados para isso. No momento, somente o Windows 95 versão OSR 2.1 e o Windows 98 dão suporte ao AGP.
Anti-Virus
Progama que detecta e elimina vírus de computador.
Aplicativos
Softwares que você usa com um fi m específi co: escrever uma carta, desenhar um círculo, acessar a Internet, desenvolver uma planilha, compilar um programa. Exemplos: Word, Photoshop, Visicalc e dBase.
Arpanet
(Avanced Research Projects Agency Network – rede da Agência de Projetos de Pesquisa Avançados). É o ancestral original da Internet, fundado pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos em 1969.
Arquivos
Nome dado a forma como as informações são armazenadas no disco rígido. O formato padrão de um nome de arquivo é nome do arquivo.extensão.
ASCII
(American Standard Code for Information Interchange – Código Padrão Americano para Intercâmbio de Informações) – código para representação de caracteres tais como letras, dígitos, sinais de pontuação, códigos de controle e outros símbolos. Também denomina o arquivo texto que foi editado sem qualquer recurso de formatação (acentuação, negrito, sublinhado, fontes de letras, etc.). Os caracteres são defi nidos com códigos de 0 a 127.
ATA-PI
Drive de disco que integra a controladora e o próprio disco numa mesma unidade. Há várias versões desse dispositivo. ATA, ou ATAPI, corresponde ao IDE (veja adiante). ATA-2 é o EIDE. O ATA-3, ou Ultra ATA, transfere dados a 33,3 MB por segundo.
BB
Backbone (espinha dorsal)
É a parte principal de uma rede em cada país e onde normalmente a velocidade de conexão é muito mais rápida.
Backup
Cópias de segurança, geralmente mantidas em disquetes, fi tas magnéticas ou em CD.
BBS (Bulletin Board System)
Serviço eletrônico que oferece recursos como correio eletrônico, acesso a outros computadores e serviços remotos, meios de oferecer e receber arquivos de domínio público, conversas on-line. O acesso ao BBS pode ser feito via modem, por discagem direta, de forma independente, sem o uso de uma rede.
Beta
Programa que se encontra em fase de testes. Muitos programas beta encontram-se disponíveis na internet para qualquer pessoa testá-lo.
Binário
É o sistema de numeração usado na computação, que trabalha com os dígitos zero e um (0 1).
BIOS (Basic Input Output Services)
Sistema básico de entrada e saída. A camada de controle de trânsito entre o hardware do seu computador e o software que aceita as teclas digitadas e redireciona os dados para e a partir do monitor, das unidades de disco e das portas de I/O. As informações estão contidas em um chip de memória ROM denominado ROM- BIOS.
Bit
Dígito binário, um único 0 ou 1, ativado ou desativado, armazenado no seu computador. Quatro bits formam um nibble (termo raramente usado), e 8 bits formam um byte, o equivalente a um único caracter. As CPUs possuem 8, 16 ou 32 bits. Isso se refere à quantidade de informações que podem processar de cada vez.
Bookmark
Um endereço da internet armazenado no navegador para uma futura visita.
Boot
Procedimento de carregar um sistema operacional na memória RAM principal, executado por um pequeno programa, contido no BIOS da memória ROM, que instrui o microprocessador sobre como proceder para localizar o sistema operacional no disco e carregá-lo na memória.
Boot ou Bootstrap
Referente ao momento de inicialização do computador, quando ele é ligado ou reinicializado.
Bps (Bits Per Second)
Medida pela qual bits de dados são transmitidos por um meio de comunicação, como um modem. Cada caracter possui 7 ou 8 bits de dados, além dos bits de início e de fi m; portanto, 10 bps equivalem a cerca de um caracter por segundo. Os variantes Kbps e Mbps, fugindo aos padrões da informática, equivalem a 1000 bps e 1000000 bps, respectivamente.
Browser
Paginador, ou navegador. Programa utilizado para visualizar as páginas da World Wide Web (WWW). Muitos deles já são bem populares, em especial o Netscape Navigator. Há ainda o IBM Mosaic, o Microsoft Explorer, o HotJava, etc. Neles estão os comandos e as ferramentas que auxiliarão a acessar os sites da rede e a guardá-los para uso futuro.
Bug
Defeito em um programa.
Byte
É o conjunto de 8 bits usado para reprensentar um caracter (letra, número ou símbolo). Portanto, na linguagem digital, a letra A, por exemplo, é representada em 1 byte. Veja também: Kilobyte, Megabyte e Gigabyte
CC
CD-ROM
São discos óticos semelhantes aos CDs de música, mas que podem armazenar sons, imagens e textos.
CGI (Common Gateway Interface)
São programas associados aos formulários, que são executados num servidor web, criando páginas dinâmicas ou processando dados de um formulário. Ex.: livro de visitas, contadores de visitantes.
Chat
Bate papo uma forma de comunicação entre duas o mais pessoas utilizando se serviços de internet.
Ciberespaço
É conjunto formado pela rede de computadores e serviços que compõe a internet.
Cluster
A menor unidade de leitura ou gravação em disco do sistema operacional. Seu tamanho é variável, em função do tamanho do disco. Em um disquete comum de 1,44 MB, um cluster equivale a um setor. Em um disco rígido de 1,2 GB, um cluster pode ter o tamanho de 64 setores.
CMOS (Complementary Metal – Oxide Semiconductor)
Um tipo de memória que armazena informações de confi guração que perduram, através de bateria, mesmo se o computador for desligado, como relógio e calendário ou senha de acesso ao computador.
COM (Communications)
Porta de comunicações ou porta serial usada por modems, mouses e algumas impressoras. O DOS defi ne essas portas como COM1, COM2, COM3 e COM4.
Compactar
Comprimir os dados de forma a ocupar menos espaço em disco. Tal processo é realizado mediante a utilização de software apropriado para tal. Exemplo: Winzip.
Conectividade
O termo refere-se às redes de comunicação ou ao ato de comunicar entre computadores e terminais.
Correio Eletrônico
(Eletronic Mail) Sistema de correspondência via-internet.
Correio Eletrônico (E-Mail)
Sistema de transmissão de documentos e mensagens entre pessoas através do uso de computadores. Na Internet, talvez seja o segundo serviço mais popular, depois das páginas WWW.
DD
Default
Valor padrão fornecido automaticamente pelo sistema operacional, quando não fornecido pelo usuário.
Descompactar
Fazer retornar ao tamanho original um arquivo ou software que sofreu o processo de compactação utilizando, em geral, o mesmo aplicativo que foi utilizado na compactação.
Dial – Up
Conexão feita com outro computador através de uma linha telefônica comum.
Digitalizar
Processo de transformação de som ou imagem em sinais binários (dígitos). Exemplo: por meio de um scanner uma foto pode fi car armazenada no computador sob a forma de um arquivo.
Diretório
Também conhecido como pasta tem a função de guardar os arquivos de uma forma organizada.
Disco de Boot
Disquete que possui os arquivos necessários para rodar o sistema operacional. Para usá-lo ele deve estar no drive logo que o computador é ligado.
Disco rígido
Disco interno ou externo para armazenamento de grandes volumes de informação. O padrão do tamanho dos discos de mercado está acima de 6 gigabytes (GB).
Disquete
Disco feito de material fl exível e revestido com uma camada de material magnético, capaz de armazenar dados.
DLL (Dynamic Link Library)
Biblioteca de Conexão Dinâmica. Um conjunto de funções e rotinas de programação que podem ser acessadas dinamicamente por um programa. Isso signifi ca que tais funções e rotinas são acrescentadas ao código do programa na medida em que surge a necessidade de usá-las.
Domínio
Nome ofi cial na linguagem da Internet para um computador, departamento ou organização que faça parte da rede. Consiste de uma seqüência de nomes separados por pontos. Exemplo: murphy.psico.ufrgs.br.
DOS
Sistema operacional de PCs. Criado 0no início da década de 80, ele se baseia em linhas de comando.
Download
É a transferência de um arquivo de outro computador para o seu computador através da rede. “Baixar” um arquivo significa fazer o download do mesmo.
Drive
Dispositivo de armazenamento de dados na forma de arquivos. Entre os tipos de drives podemos citar os discos rígidos, discos fl exíveis, CD-ROM, Zip drive, DVD.
Drivers
Itens de software que permitem que o computador se comunique com um periférico específi co, como uma determinada placa. Cada periférico exige um driver específico.
DVD (Digital Versatile Disk)
Disco com aspecto idêntico ao de um CD, com capacidade de armazenamento de 4,7 GB, o equivalente a cerca de sete CD-ROMs. Pode armazenar 135 minutos de fi lme com três trilhas de som diferentes e quatro versões de legendas. A especificação técnica do DVD também prevê futuras versões com maior capacidade, chegando a espantosos 17 GB, o suficiente para armazenar 8 horas de fi lme ou 9 horas seguidas de música.
EE
Ethernet
Um padrão muito usado para a conexão física de redes locais, originalmente desenvolvido pelo Palo Alto Research Center (PARC) da Xerox nos EUA. Descreve protocolo, cabeamento, topologia e mecanismos de transmissão. Os dados trafegam a velocidade nominal de 10 Mbps.
FF
FAT (File Allocation Table)
Tabela de Alocação de Arquivos. Uma tabela, gravada no próprio disco, que indica quais setores estão disponíveis e quais contém dados de arquivos. Inicialmente, quando um disco é formatado, todos os setores estão disponíveis. Quando você grava arquivos, a FAT vai sendo alterada para indicar os setores e arquivos utilizados.
Fax modem
Placa instalada dentro do computador com capacidade de realizar conexões pela internet e também de enviar e receber fax.
Fibra Ótica
Cabos de comunicação que usam fi os de vidro fi nos para transmitir pulsos de luz. Um único cabo permite transmissões de bilhões de bits por segundo.
Firewall
Combinação de hardware e software cujo papel é o de filtrar o trânsito de informações entre redes fechadas (como as de uma empresa) e a Internet. Impede que usuários não autorizados entrem nesta rede interna, via Internet, ou que dados de um sistema caiam na Internet, sem prévia autorização. Usa sistemas de monitoração que olham tudo o que entra e sai do servidor e outros protocolos de segurança.
Formatar
Em relação ao disquete e disco rígido, seria prepará-lo para receber informações utilizando um programa específi co para tal. Atualmente tanto um qu0anto outro já estão vindo formatados da fábrica ou da empresa que vendeu o equipamento. Formatar um texto seria modifi car a aparência do mesmo. Exemplo: cor, tamanho, tipo da letra.
Frame
Recurso em HTML que permite que a janela do browser seja dividida em várias regiões que podem conter documentos totalmente distintos e independentes.
Freeware
Software distribuído em regime gratuito mas segundo alguns princípios gerais como a impossibilidade de alteração de qualquer parte para posterior distribuição, impossibilidade de venda, etc.
FTP (File Transfer Protocol – Protocolo para Transferência de Arquivos)
Usado para controlar a cópia de arquivos de um computador a outro na internet. Com o FTP é possível trazer para o nosso computador arquivos que estejam gravados em outros computadores.
GG
Gateway
Computador que interliga duas redes diferentes, ou uma rede local (LAN) à internet.
GIF (Graphics Interchange Format)
Tipo de arquivo para armazenamento de imagens, desenvolvido pela CompuServe em 87 e amplamente difundido na Internet. Esses arquivos são identifi cados pelo sufixo .gif. Em 1989, foi criado o padrão gif89a, onde foram adicionadas novas propriedades, como a transparência, o entrelaçamento e animação. O formato de arquivo GIF é limitado a 256 cores. Veja JPEG.
HH
Hacker
É considerado uma espécie de pirata eletrônico. Profundo conhecedor de informática, costuma atuar burlando sistemas de segurança em empresas e instituições acessando informações confidenciais.
Hardware
É a palavra usada para defi nir a parte física de um equipamento. Além do computador, formado por placas, discos e microprocessadores, incluem-se nesta defi nição as impressoras, monitores de vídeo, scanners, mouses, etc.
Hiperlink
É a forma de ligação entre documentos ou outras partes do mesmo através de objetos (palavras em destaque, imagem, botão, etc.).
Home – Page
Página inicial de qualquer endereço eletrônico com conexão, ou hiperlinks, para outros servidores da Internet ou ainda para entradas de hipertexto.
Host
Computador da Internet onde as páginas de um site ficam hospedadas.
HTML (HyperText Markup Language – Linguagem de Marcação de Hipertexto)
É a linguagem que usamos para fazer páginas na Internet.
HTTP (HyperText Transfer Protocol – Protocolo de Transferência de Hipertexto)
Conjunto de regras que torna viável o envio de uma página em HTML de um computador a outro na rede.
Hub
Dispositivo utilizado para interligar computadores de uma rede local.
II
Inteligência Artificial
Técnicas utilizadas em programas normalmente para simular comportamento humano.
Interface
Conexão entre dois dispositivos em um sistema de computação. Também usado para defi nir o modo (texto ou gráfi co) de comunicação entre o computador e o usuário.
Internauta
Nome dado ao usuário da Internet.
IP (Internet Protocol)
O mais importante dos protocolos em que se baseia a Internet. Parte IP do protocolo TCP/IP, é responsável por direcionar os pacotes de informação na rede da origem até o destino.
LL
Logoff
Trata-se da desconexão de um sistema de computação, geralmente selecionando um item de menu ou digitando exit, bye ou logout.
Logon
Procedimento de abertura de sessão de trabalho em um computador. Normalmente, consiste em fornecer para o computador um username (também chamado de login) e uma senha, que serão verifi cados se são válidos, ou não. Pode ser usado para fi ns de segurança ou para que o computador possa carregar as preferências de um determinado usuário.
MM
MacIntoch
Computador pessoal desenvolvido pela Apple computer. Se popularizou por ser o primeiro computador pessoal a possuir uma interface gráfi ca com o usuário. Hoje em dia ele é bastante utilizado na parte de multimídia e design, e compete com os PCs pelo mercado dos computadores pessoais.
Macro
Pequena rotina de programação escrita numa linguagem de macros. Macros são excelentes recursos para realizar tarefas repetitivas e longas como, por exemplo, visualizar uma pequena linha de texto com todas as fontes instaladas no sistema ou, no Excel, realizar operações complexas com números variáveis.
Mainframe
Designativo do computador de grande porte ou do computador central de uma instalação. Atualmente, é preferentemente chamado de “servidor corporativo”.
Megalogo
Versão da linguagem Logo desenvolvida para o ambiente Windows e que dispõe de recursos multimídia tais como sons, imagens animadas e vídeo.
Memória Flash
Um tipo de chip de memória que retém as informações quando a energia elétrica é interrompida (memória nãovolátil). Usado em alguns computadores para armazenar as informações relativas ao BIOS, que podem assim ser atualizados (sem que o chip BIOS seja substituído) à medida que surgem novos aperfeiçoamentos. A memória flash poderá ser usada no futuro para substituir unidades de disco rígido. Pode ser regravada dezenas de milhares de vezes, mas não infi nitamente.
Memória Virtual
Memória oferecida pelo sistema operacional para ampliar o tamanho da memória principal do computador. Se trata de uma simulação da memória principal em disco, o que permite que o espaço de endereçamento do computador ultrapasse a memória física disponível. Ela é dividida em páginas, trazidas para a memória real quando necessárias.
Multitarefa
É a capacidade de um sistema operacional de executar várias tarefas (programas) simultaneamente.
NN
Netware
Sistema operacional para gerenciamento de redes locais baseadas em PCs.
Newsgroups
São grupos de discussões que usam software newsreader e servidores. No Brasil, os servidores mais famosos são o news.oglobo.com.br e o news.uol.com.br. Veja também neste glossário o termo UseNet. Para acessá-los, você precisa de um programa newsreader como o Internet News da Microsoft ou o WinVN.
Notebook
Computador pessoal portátil.
OO
Offline
Comunicação ou operação que é feita quando o computador não estiver conectado a outro.
Online
Qualquer atividade executada enquanto o computador estiver conectado a um outro computador ou rede.
Overdrive
Tipo de processador que se encaixa sobre o chip já existente e lhe dá um ganho de velocidade de processamento. Dessa forma, efetua-se um upgrade no sistema.
PP
Password
Senha de segurança utilizada para dar acesso a serviços privados.
PC (Personal Computer – computador pessoal)
Primeiro computador pessoal, de onde surgiu o nome. Termo que designa computadores que utilisam processador da família Intel e compatíveis. Incluem desde o PC-XT, AT até o atual Pentium III.
PC-Speaker
Auto-falante interno do computador pessoal. Permite a reprodução de sons não muito complexos.
PDF (Portable Document Format)
Formato de arquivo criado pela Adobe. O PDF permite o envio de documentos formatados para que sejam vistos ou impressos em outro lugar, sem a presença do programa que o gerou. Os arquivos PDF são criados pelo programa Adobe Acrobat, que se compõe de duas partes: um gerador e um leitor de arquivos. O primeiro (Acrobat) é vendido pela Adobe; o outro (Acrobat Reader) é distribuído gratuitamente (www.adobe.com).
Periférico
Dispositivo (hardware) ligado ao computador a fi m de aumentar/ diversificar as capacidades do computador. Impressora, MODEM, Caixas de som são exemplos de periféricos.
Pixel
O menor elemento que é representado na tela do computador. A palavra pixel deriva de picture element (elemento de imagem).
PPP (Point to Point Protocol)
Protocolo de comunicação entre computadores por linha telefônica usado para conexão internet.
Provedor de Acesso ou Provider
Empresa que presta serviço de conexão à Internet, tornando possível o acesso através de uma ligação telefônica, geralmente local.
Proxy
Um servidor que se encontra e ntre um computador cliente e um servidor de FTP ou HTTP, por exemplo. Ele é utilizado para acelerar a requisição ou por questões de segurança.
QQ
Quicktime
Formato de vídeo lançado pela Apple para compactação e transmissão de vídeo via Internet.
SS
Script
Descrição de uma tarefa complexa ou de uma série de tarefas usando uma determinada linguagem, chamada de A linguagem de scripts. O script permite que o procedimento nele descrito seja executado automaticamente.
Servidor
Computador que controla acesso aos recursos de uma rede, como diretórios e impressoras. Hoje em dia, em tempos de Internet, o termo “servidor” representa bem mais. Na Net, servidor é aquela máquina que oferece serviços a quem fi zer acesso a ela. Um servidor de Web, por exemplo, “serve” home page; um servidor de FTP serve arquivos; um servidor de IRC ofereçe serviços de batepapo eletrônico, também conhecido como “chat”. E assim por diante.
Shareware
Software disponível em muitos locais da Internet. Inicialmente, o software é grátis, mas os autores esperam que o pagamento seja enviado depois de um período inicial de testes. Normalmente, os preços são baixos. É uma espécie de “teste antes e pague depois”.
SITE
Um endereço dentro da Internet que permite acessar arquivos e documentos mantidos no computador de uma determinada empresa, pessoa, instituição. Existem sites com apenas um documento; o mais comum, porém, principalmente no caso de empresas e instituições, é que tenha dezenas ou centenas de documentos.
Slots
Locais físicos dentro da CPU de um computador em que se encaixam as placas de vídeo, memória e de recursos de expansão em geral.
UU
URL (Uniform Resource Locator)
É o sistema de endereçamento e localização utilizado pelo WWW e um padrão de endereçamento proposto para toda a Internet. Os endereços usados na Web, por exemplo (http://www.microtec.com.br) são URLs.
USB (Universal Serial Bus)
Nova interface para conexão ao micro, com funcionamento Plug and Plaay, capaz de receber de maneira simples e rápida até 127 dispositivos externos, ligados por meio de um computador. O barramento nas portas USB atinge 12 Mbps, enquanto nas portas seriais a velocidade máxima é 115 Kbps, velocidade que vai favorecer, sobretudo, a utilização dos DVDs.
WW
Webmaster
A pessoa responsável pela administração de um host WWW.
Workgroup
Grupo de pessoas que trabalham juntas e compartilham os mesmos arquivos e bancos de dados numa rede local. Softwares especiais coordenam o grupo de trabalho e permitem que os usuários editem arquivos e atualizem bancos de dados harmoniosamente.
Workstations
Computadores que, embora fi sicamente sejam parecidos com os computadores pessoais, têm uma capacidade de processamento muito superior. São usadas na computação gráfica (televisão e fi lmes), serviços de metereologia, aplicações científi cas e de engenharia, etc. Apresentam processadores mais poderosos, maior quantidade de memória RAM e sistemas operacionais mais avançados e estáveis como Unix e Windows NT.
ZZ
Zip Drive
Disco fl exível de alta capacidade desenvolvido pela Iomega, que também fabrica o Jaz Drive. Mais espessos e ligeiramente maiores que os disquetes de 3,5 polegadas, os discos do Zip Drive têm espaço para guardar até 100 MB de informações. Eles são hoje a mídia mais popular para backup ou transporte de dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário